Sem desculpas

E agora a água está batendo na bunda. Preciso remarcar minha passagem para o Brasil, estava tudo certo na minha cabeça: trabalho até o meio de fevereiro, vou viajar e volto no meio de março apenas para pegar minhas coisas e partir para o Brasil. O problema que se apresentou é simples, mas eu ainda não havia pensado nisso: meu GNIB (visto de estudante) é válido apenas até o final o dia 4 de fevereiro aqui na Irlanda.


O problema é que eu disse para meus chefes que fico até meio de fevereiro, mas agora teria que ficar até, no máximo, final de dezembro ou começo de janeiro para poder passar um tempo viajando sem precisar me preocupar com visto em países porque acho complicado eu, ainda sem passaporte europeu, viajar e depois voltar novamente para a Irlanda sem permissão prévia. Sei que posso conseguir um visto de turista depois, mas isso vai, também, do humor do pessoal quando você chega (aqui a permissão de entrada não é prévia, eles dão no aeroporto e pode varia: uma semana ou um mês). Teria toda a documentação no estilo: fio, eu só estou aqui até o dia tal para pegar meu voo de volta. O problema é se vale arriscar que eles me deixarão entrar.

Complicado demais, porque os problemas são financeiros (dois meses de trabalho a mais geram uma boa quantia para viajar) e de consciência (sei que ficarei muito sem graça de avisar que tenho que sair bem antes do combinado verbalmente). Fora que terei de escolher os países que quero (e tenho condições financeiras) de conhecer e sei que eles serão numericamente bem menores do que eu pretendia.


O que eu sei é que se eu fizer aqueles mochilões numéricos (mil países em pouco tempo) ficarei extremamente insatisfeita porque o legal para mim é conhecer bem os lugares. Não fico com aquela inveja de quem faz 15 países em duas semanas, no fundo não se conheceu nenhum, você apenas esteve neles. Entretanto o sentimento de frustração é inevitável ao ter que escolher para onde eu vou, ainda mais por não querer fazer a coisa mais turística que é mais barata (gosto de andar pelo local, fugir dos roteiros mais comuns e tenho certo pavor à ônibus turismo).

Sei que terei a vida toda para voltar e conhecer aqui melhor, mas é complicado fazer essas decisões trágicas de “ou esse ou aquele” e deixar de lado coisas que eu sempre quis. E ainda tem toda a coisa com a família que está me deixando inquieta, afinal, eles contam comigo até uma certa data.


É, começaram minhas preocupações para a volta e se bem me conheço isso irá me deixar sem pensar em nada mais por muito tempo.
Fernanda

This entry was posted by Fernanda Ferronato. Bookmark the permalink.

Leave a Reply